Buscar

Como preparar meu filho para a consulta com o(a) Oftalmologista?

A primeira avaliação da visão ocorre ainda na maternidade, quando o pediatra faz o teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho. Ainda assim, toda criança deve passar por uma consulta oftalmológica já no primeiro ano de vida. Idealmente essa consulta deve ocorrer nos primeiros 6 meses, para que se possa avaliar o desenvolvimento da visão e detectar precocemente qualquer alteração que possa afetá-lo.

O exame oftalmológico é diferente em crianças e adultos, e isso ocorre não somente por uma questão de colaboração e entendimento, mas também pela anatomia e maturidade do sistema visual dos pequenos.

Crianças costumam ter rotina e, principalmente para os menorzinhos, sair dessa rotina pode deixá-los bastante estressados e agitados. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como preparar seu filho para que a consulta com o oftalmopediatra seja a mais tranquila e amigável possível!

  • Na hora da consulta, é muito importante que o bebê esteja descansado. Quando a criança chega com sono ou cansada para uma consulta, a possibilidade de ela ficar irritada e não colaborar é muito grande. Por isso, escolha um horário em que seu pequeno geralmente está descansado e de bom humor!

  • A criança deve estar alimentada. Fome também gera stress! Os bebês podem chorar muito se for o horário de alguma refeição e isso prejudica a dinâmica da consulta.

  • Converse com seu filho antes da consulta. Explique para ele o que vai acontecer, e que ele estará seguro. Uma boa conversa é o melhor caminho! Criança entende e, se você explicar em casa ou até fizer um teatro encenando o que vai acontecer, quando chegarem ao consultório já não existe tanto receio!

A criança já chega preparada, sabendo que vai ter que informar os desenhos, ver as luzinhas, pingar as gotinhas nos olhos, etc.

E por que tudo isso faz a diferença? Se ela estiver alimentada, descansada e consciente do que vai acontecer, as chances de se realizar um exame tranquilo são maiores.

Existem alguns desenhos e histórias infantis que podem ajudar a preparar seu pequeno para a consulta com o oftalmopediatra: Créditos:www.portaldavisaocuritiba.com.br


#albhyoftalmologia #testedoolhinho #oftalmopediatria