top of page
Buscar

10 itens que não podem faltar na sua alimentação para manter os olhos saudáveis

Atualizado: 27 de jul. de 2021

1 – Frutas vermelhas ou roxas

ricas em vitamina C agem como antioxidantes, o que significa que combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de perda de visão.


2 - Frutas amarelas ou verdes

fontes de carotenoides, nutriente , que previne a deterioração da mácula, e é responsável por enxergarmos as cores.


3 – Alimentos de cor laranja

Ricos em vitamina A e betacaroteno, que funcionam como antioxidantes que ajudam a proteger a retina. Além disso, também auxiliam na saúde da pele e previnem o envelhecimento precoce de outras células.

Uma alimentação pobre em vitamina A pode causar a chamada cegueira noturna. Uma doença que leva dificuldade de visão em ambientes noturnos.


4 – Peixe

Incluir peixe principalmente aqueles ricos em ômega 3 ajudam na qualidade da lagrima melhorando nossa lubrificação ocular .



5 – Azeite de oliva

O azeite de oliva contem ômega 3 que auxilia como antioxidante; e vitamina E e polifenóis, com ação anti-inflamatória. Ajudam a prevenir a síndrome do olho seco e a degeneração macular.


6 – Óleo de linhaça

Assim como o azeite de oliva, o óleo de linhaça contem ômega 3, mas também possui ômega 6, ômega 9 e vitamina E. auxilia na imunidade e no combate ao olho seco

Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: óleo de linhaça


7– Ovos

Os ovos possuem a luteína, zeaxantina, Vitamina C, Vitamina E e Zinco. Esses nutrientes ajudam a diminuir as chances de degeneração macular, a proteger seus olhos contra a cegueira noturna e olhos secos.


8 – Alho e cebola

Possuem vitaminas B, C, cálcio e fósforo além de terem ação antiviral e antimicrobiana. Alho e cebolas também colaboram na diminuição da pressão arterial, o que age indiretamente o surgimento de doenças oculares como o glaucoma

Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: alho e cebola


9 – Folhas e verduras verdes

Ricos em luteína e zeaxantina, são antioxidantes que possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Colaboram na prevenção da degeneração macular


10 - Água

A hidratação e previne o ressecamento ocular e tromboses na retina


bottom of page